M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lipidose hepática idiopática felina

É uma desordem adquirida do metabolismo,resultando em acúmulo de gordura no fígado num grau capaz de resultar em disfunção e insuficiência hepática graves, que sem tratamento é FATAL.

O diagnóstico é feito baseado em sinais clinicos e no histórico do paciente, que geralmente refere obesidade seguida de um período de anorexia (dias ou semanas) que resulta em uma grave perda de peso. Geralmente ocorre um episódio estressante antes do período de anorexia (mudanças, introudução de novos animais,etc)

Os principais sinais clínicos são: letargia, depressão, fraqueza, vomitos, desidratação, icterícia, diarréia/constipação e perda de peso evidente.

Após o exame clínico são necessários exames complementares de sangue e ultrassom abdominal, e o diagnóstico definitivo é feito por biópsia hepática.

O tratamento baseia-se em um suporte nutriconal intensivo, que objetiva suprir todos os requerimentos básicos de proteína e nutrientes do gato, manter o equilíbrio energético positivo e promover regeneração hepática. São utilizados vários tipos de medicamentos e suplementos.

Mococa: icterícia


Na maioria dos casos é necessário colocar uma sonda esofágica para alimentação e administração de medicações orais.

Quanto mais cedo for instituída a terapia nutricional, melhor o prognóstico de recuperação!!

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo...
    Escreva mais!!!
    Esses artigos ajudam muito os donos de gatinhos a entender melhor o que se passe com os bichanos e a socorrer a tempo.
    bjos

    ResponderExcluir