M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Panleucopenia Felina

Chegamos ao outono, época de preocupação especial com a panleucopenia felina...


Panleucopenia Felina é uma grave doença viral, que atinge principalmente filhotes, e a mortalidade gira em torno de 90%



O vírus causador é o parvovírus felino, um vírus facilmente transmissível e extremamente resistente.



A doença caracteriza-se por febre, perda de apetite, prostração, vomito, diarréia, ulceras orais, desidratação severa, morte subita (que muitas vezes é confundida com envenenamentos).


O contágio é feito por contato direto entre os gatos doentes, fomites (potinhos de agua, ração, caixas sanitárias, caminhas, etc) e também por aerosóis quando o trato respiratório está comprometido. 

Após a recuperação da doença clínica, o vírus pode ser eliminado por 6 semanas!

Quando gatas prenhes são infectadas, os gatinhos podem nascer com lesões cerebelares, que são melhor observadas quando eles começam a andar, entre outras má formações.

A panleucopenia deve ser considerada em todo caso agudo de vomitos e diarréia em gatinhos jovens, principalmente quando a vacinação está incompleta.

O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e exames laboratoriais, como o hemograma que vai revelar uma panleucopenia severa (diminuição de todas as células brancas do sangue).

O prognóstico é de reservado a ruim, devido à rápida desidratação e à pouca idade que geralmente os doentes apresentam.

Os animais doentes requerem um tratamento intensivo, trabalhoso e dispendioso, entretanto aqueles que sobrevivem aos 5 primeiros dias têm grande chance de recuperação, isso porque a patogenicidade do vírus se torna reduzida após esse período.

A prevenção da panleucopenia se dá pela correta vacinação dos filhotes e pela revacinação anual, para que os níveis de anticorpos permaneçam seguros!


Coxinha, diagnosticado com panleucopenia felina.



Nha Benta "milagrinho" - totalmente recuperado



Pink, durante tratamento, recebendo papinha na seringa 


2 comentários:

  1. muito obrigada por esclarecer esse assunto, dra.
    é muito assustador esse vírus, né?
    ainda bem que temos casos de milagrinhos pra manter a esperança, mas eles não melhorariam sem a sua dedicação e sabedoria!
    :)

    ResponderExcluir
  2. precisava esclarecer como tratar o ambiente do gatil depois que ocorre panleucopenia. Por quanto tempo o vírus resiste? Se passar vassoura de fogo elimina-se o vírus? Os gatos adultos que estão no vírus se tornam portadores? E aí passam para os filhotinhos que entrarem no gatil?

    ResponderExcluir