M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Gatas no cio – E agora? Cuidados e sinais - www.petshopportal.com

2 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
As gatas são animais poliéstricas estacionais, poliéstricas porque apresentam vários cios durante o ano, e estacionais por estar relacionado com luminosidade, ou seja, a atividade sexual não é contínua. A fase de reprodução está relacionada à duração da iluminação,  quanto maior a luminosidade, maior atividade reprodutiva.

Ciclo Reprodutivo

Na gata não ocorre o típico sangramento em determinado momento do ciclo reprodutivo, por isso para identificarmos o cio dos felinos há necessidade de conhecer sobre o comportamento. Nessa fase a gata urina diversas vezes, arqueia o dorso e desvia a cauda ao ser tocada, mia intensamente e esfrega-se por todos os lugares.

Primeiro Cio

Geralmente o primeiro cio é quando a gata atinge de 4 a 12 meses,  com um peso de 2,3 a 2,5 Kg ( cerca de 65 a 70% do peso adulto). As raças de pelo longo, como as persas,  costumam a ter o cio mais tardio e as siamesas são mais precoces.

Fases do ciclo reprodutivo

O ciclo reprodutivo da gata se divide em quatro fases distintas:
  • 1ª fase: Proestro:  possui duração de 12 horas a 2 dias, nesta fase a gata se encontra atraente para os machos mas não receptiva, ou seja, não aceita a aproximação do macho. Existe uma pequena secreção vaginal mucoide, urina varias vezes e tem aumento das glândulas mamárias.
  • 2ª fase: Estro: é o cio propriamente dito, tem duração de 2 a 19 dias e pode ocorrer a cada 14 a 21 dias. Nesta fase a gata se torna receptiva ao macho e apresenta comportamentos peculiares, como arquear o dorso, desviar a cauda ao ser tocada e esfregar-se nos locais e vocalização (miados). A gata tem ovulação induzida, ou seja, só ovula se houver a cópula (se cruzar com o macho).
  • 3ª fase: Interestro: duração de 2 a 19 dias, ocorre se a gata não ovulou, ou seja, quando não houve contato com o macho.
  • 4ª fase: Diestro: é a fase que ocorre após a ovulação. Se não foi fertilizada pode ocorrer a pseudociese, conhecida como “gravidez psicológica” onde a gata pode apresentar comportamento de gestante, durando cerca de 40 a 50 dias, inclusive com produção de leite. Se houve fertilização, a gata está gestante. A gestação pode durar cerca de 64/66 dias.
  • Diagnosticando a Gestação

    Com 4 a 5 dias, já existem embriões nos cornos uterinos e a  implantação deles (gestação propriamente dita) ocorre  após cerca de 12 a 13 dias. A taxa de implantação é de 84% (ou seja, cerca de 8-9 em cada 10 gatas que ovularam serão gestantes.

    Confirmação da gestação

    A confirmação da gestação se dá pela coloração das mamas, que ficam mais rosadas, pela palpação abdominal (realizada por um médico veterinário) a partir de 17 a 25 dias os filhotes já são ‘palpáveis”. A ultrassonografia é útil a partir de 22 a 28 dias, e vai detectar os batimentos cardíacos fetais, a movimentação dos fetos e viabilidade dos mesmos. Para saber a quantidade de fetos o exame de escolha é o raio-x, mas só deve ser realizado após 45 dias da gestação.

    Secreção Vaginal

    Se houver presença de secreção vaginal durante a gravidez pode significar abortamento, a gata deve ser levada imediatamente ao médico veterinário para avaliar a situação. Se essa secreção ocorre no final da gestação pode significar partos prematuros ou necessidade de cesariana.

    Cuidados com a Gata gestante

    A gata gestante necessita de alguns cuidados, principalmente relacionados a alimentação, uma vez que o requerimento energético aumenta de 25 a 50% em relação a manutenção. As gatas devem receber alimentação de filhotes, nesta fase ganham cerca de 40%  mais de peso. No parto perdem 40% do que ganhou e durante a lactação a necessidade energética pode aumentar em 6x, nesta fase ela perde cerca de 60% do peso que ganhou.

    O Parto

    O parto pode durar até um dia inteiro. Podemos dividir o parto em 3 fases:
  • 1ª fase: ocorre nervosismo, lambedura, a fêmea prepara um ninho, se esconde, ronrona, pode ocorrer vômitos, choro, contrações leves. A temperatura corpórea cai para cerca de 37ºC
  • 2ª fase: onde ocorrem as contrações mais fortes e o nascimento. Dura em média 6 horas, com intervalos de 30 a 120 minutos entre os fetos.
  • 3ª fase: Passagem da placenta. O primeiro e o último filhote são os mais preocupantes, o primeiro para ter certeza que o canal esta aberto, e o último, por exaustão da gata, pode não ter força suficiente para contrações e nascimento.
  • Contrações

    Se houver contrações fortes por mais de 60 minutos sem nascimento de filhotes é sinal que algo está errado e a gata precisa passar por uma avaliação veterinária, necessitando de manobras com cesariana.
    Uma secreção vaginal escura é normal cerca de até 3 dias após o parto. Se houver presença de sangue ou pus, pode indicar uma infecção e deve ser avaliada.

    Após o parto

    Após o parto a gata pode voltar ao cio em torno de 1 mês, inclusive podendo engravidar enquanto ainda amamenta.
    O desmame ideal deve ocorrer entre 3 a 6 semanas, quando a mãe já pode ser castrada.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário